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Amazonas

Manaus tem duas das cinco maiores favelas do Brasil, ambas na zona leste da cidade

(Foto: Divulgação)

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Esses espaços se destacam como potência econômica e de consumo

O estado do Amazonas abriga duas das maiores favelas do Brasil: Cidade de Deus, no bairro Alfredo Nascimento, com 55.821 habitantes, e a Comunidade São Lucas, com 53.674 moradores, localizada entre os bairros São José e Tancredo Neves. Ambas ficam na zona leste de Manaus e estão entre as cinco maiores do país, atrás apenas da Rocinha (RJ), com 72.021 moradores; Sol Nascente (DF), com 70.908; e Paraisópolis (SP), com 58.527.

O dado é da Central Única das Favelas no Amazonas em parceria com o Data Favela e o IBGE, que participou da maior escuta já realizada nas favelas brasileiras, mobilizando cerca de 1.000 voluntários em todo o país. O levantamento rompe com estigmas e revela um novo retrato das periferias, as favelas são territórios de consumo, geração de renda e protagonismo econômico. Os moradores das favelas movimentam, juntos, R$ 300 bilhões em renda própria por ano, valor maior que o consumo do Paraguai ou da Bolívia, e superior ao Produto Interno Bruto de 22 dos 27 estados brasileiros.

Nos últimos três meses, os dados apontam que 55% dos moradores de favelas compraram produtos de beleza e 41% adquiriram vestuário. Para os próximos seis meses, as intenções de compra seguem em alta, com destaque para a Região Norte, que apresenta percentuais acima da média nacional em diversas categorias.

Na Região Norte, 77% dos moradores pretendem comprar roupas, superando a média nacional de 70%, o que representa cerca de 8,6 milhões de pessoas. Quando o assunto é beleza, 67% planejam adquirir perfumes e cosméticos, também acima da média nacional, estimada em 60% (ou 7,4 milhões de consumidores). O setor da construção civil também se destaca, 59% dos moradores pretendem comprar materiais de construção, enquanto a média brasileira está em 51%, o que representa 6,3 milhões de pessoas.

Ainda na Região Norte, 61% dos moradores pretendem comprar eletrodomésticos, o maior índice entre todas as regiões do país. No segmento de eletrônicos, 47% manifestam intenção de compra, alinhados à média nacional, que representa cerca de 5,3 milhões de brasileiros. A educação também aparece como prioridade, 54% dos moradores da região planejam investir em cursos diversos, e 39% desejam adquirir cursos de idiomas.

Outro dado relevante é o uso crescente do e-commerce. Atualmente, 6 em cada 10 moradores de favelas realizam compras online em marketplaces, sendo a Shopee o principal canal, seguida pelo Mercado Livre.

 FAVELAS NO AMAZONAS

 Se a população das favelas formasse um estado, esse “Estado Favela” seria o 4º mais populoso do país, superando inclusive a Bahia. Ficaria atrás apenas de São Paulo (45,9 milhões), Minas Gerais (21,3 milhões) e Rio de Janeiro (17,2 milhões), com a mesma população que esse último.

Isso reforça a relevância da Região Norte no cenário nacional das periferias. A pesquisa mostra que 94% dos moradores concordam que morar na favela é motivo de orgulho, e 87% afirmam que há solidariedade e ajuda mútua entre os vizinhos.

Quando perguntados sobre o maior sonho para a favela onde vivem, os moradores destacaram: melhores condições de moradia (19%), acesso a hospitais e postos de saúde (18%), mais segurança (18%), e melhor infraestrutura como saneamento e iluminação (14%).

 ECONOMIA NA FAVELA

 Segundo dados do Data Favela, a maioria dos moradores desses territórios associa o consumo a um esforço de vida: 78% afirmam que se esforçam para comprar o que não tiveram na juventude, e 85% se sentem realizados ao economizar e conquistar um produto com o próprio esforço.

No entanto, a ausência de acesso também carrega consequências emocionais: 62% dos moradores das favelas afirmam já ter se sentido excluídos por não conseguirem consumir um produto da moda, e 50% relatam constrangimento por não terem determinada marca ou item desejado.

“A gente não quer mais ser estatística de tragédia. A gente quer ser estatística de consumo, de sonho, de investimento. E estamos prontos pra isso,”  afirma Marcus Vinícius Athayde, fundador do Data Favela.

A aparência, por exemplo, é um tema sensível nas favelas e mobiliza tanto a autoestima quanto o desejo de ascensão social. Cerca de 77% dos moradores se importam muito com a própria aparência, e para 57%, cosméticos são itens de primeira necessidade. Além disso, 37% acreditam que pessoas com boa aparência têm mais chances de se dar bem profissionalmente.

Quando se trata de consumo inteligente, os moradores valorizam não apenas o preço, mas principalmente a qualidade e o custo-benefício. O erro custa caro, e por isso, as marcas funcionam como um selo de confiança. 83% afirmam que gostam de encontrar produtos mais baratos que entregam a mesma qualidade de marcas mais caras.

“Quem vive nesses territórios sabe o valor de cada real gasto. Valoriza qualidade, praticidade e durabilidade. Consumir bem não é apenas economizar, é tomar uma decisão segura e inteligente,” disse Renato Meirelles, também fundado da Data Favela. 

 FAVELAS BRASILEIRAS

 O Brasil possui atualmente 12.348 favelas mapeadas, onde vivem cerca de 17,2 milhões de pessoas distribuídas em 6,6 milhões de domicílios. Esses números, levantados com o apoio do Data Favela ao IBGE, revelam que quase 1 em cada 10 brasileiros vive em uma favela, o que representa 8,1% da população nacional e 8% dos lares brasileiros.

 

Fonte: A Crítica 

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