Portal NDC
Amazonas

Polo Industrial de Manaus bate recorde com 673 mil motos produzidas até abril de 2025

(Foto: Divulgação)

Curta nossa Página no Facebook

De acordo com o Fechamento do Mês – Abril de 2025, divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram produzidas 673.125 motocicletas entre janeiro e abril — volume 11,9% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.

Apenas em abril, 172.224 unidades saíram das linhas de montagem na capital amazonense, o que representa uma alta de 5,4% frente ao mesmo mês do ano anterior e de 8,9% em relação a março. Este é o melhor resultado para abril desde 2011.

Polo Industrial de Manaus,Abraciclo,Street moto,indústria de duas rodas,setor automotivo Brasil
(Fonte: Abraciclo – Fechamento do Mês – Abril/2025)

Segundo Marcos Bento, presidente da Abraciclo, os dados revelam a consolidação do setor. “A indústria segue impulsionada pelo aumento da demanda por mobilidade individual, com o avanço das entregas por aplicativos e a ampliação do crédito ao consumidor”, afirmou. Ele destacou ainda o papel da motocicleta como “solução econômica e acessível de transporte”.

Segmentos em alta

Entre as categorias mais fabricadas no quadrimestre, os modelos “Street” lideraram com 347 mil unidades (51,6% da produção total), seguidos pelas “Trail” (20,7%) e pelas “Motonetas” (13,4%).

A categoria “Scooter” teve o maior crescimento proporcional, com 18% de alta frente ao ano anterior.

Em relação à motorização, motocicletas de até 160 cilindradas representaram 78,7% da produção total, com crescimento de 11,4%.

Os modelos de cilindrada média (161 a 449 cm³) cresceram 18,2% e alcançaram participação de 19,1%.

Comércio interno supera projeções

O crescimento na produção foi acompanhado pela alta no varejo. Foram emplacadas 656.700 unidades de janeiro a abril, avanço de 9% sobre o mesmo período do ano anterior.

Apenas em abril, o número de emplacamentos chegou a 182.700 motocicletas, marcando o melhor abril da série histórica da Abraciclo.

Por outro lado, o setor externo apresentou retração. As exportações no mês de abril caíram 3,8% frente ao mesmo mês do ano passado e, no acumulado do quadrimestre, a queda foi de 17,6%.

Sustentabilidade em foco

Os bons resultados da indústria vêm acompanhados de indicadores positivos no campo da sustentabilidade. O Amazonas aparece em 12º lugar no Ranking ESG 2024 do CLP (Centro de Liderança Pública), com destaque nacional na dimensão “Governança”.

O estado também subiu nove posições no ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), da Agenda 2030 da ONU, reflexo do fortalecimento da base industrial no PIM e do avanço tecnológico do setor.

Os dados da produção e vendas de motocicletas são do relatório oficial da Abraciclo, disponível no site da entidade.

 

Fonte: RealTime1

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais