Curta nossa Página no Facebook
Uma das parlamentares mais votadas na eleição de 2022, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) entrará no terceiro ano desta Legislatura fortalecendo as pautas que têm marcado a carreira dela na Assembleia Legislativa do Amazonas: causa animal e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
“A causa animal e a da pessoa com deficiência continuam sendo prioridades no meu mandato. Sou a parlamentar que mais apresentou Projetos de Leis voltados para os animais, pois essas são demandas que se tornam políticas públicas que vão de encontro à saúde do estado. Não é só cuidar dos animais, isso envolve toda uma cadeia de cuidados com a vida humana, animal e o meio ambiente também”, afirma Joana Darc, numa rápida entrevista com o RealTime1.
Confira a entrevista:
RealTime1 – Além da causa animal e das pessoas com deficiência, há outras prioridades para o mandato da senhora neste ano? Que resultados você espera alcançar?
JOANA DARC – Sempre trabalhei pela causa PCD, antes mesmo de ser mãe atípica de uma criança com Síndrome de Down, e vou continuar mantendo o foco em buscar o respeito aos direitos das pessoas deficientes no Amazonas. A dignidade e a qualidade de vida precisam ser respeitadas, pois já chegamos a presenciar diversos casos de preconceito contra os PCDs e isso não é tolerado no estado.
Mas é importante ressaltar que não defendo somente essas causas, pois sou considerada a deputada de todas as causas. Então, vou trabalhar pelas mulheres, pelo esporte local, pela segurança das nossas crianças e adolescentes, pelos nossos idosos, que costuma dizer que é a causa da melhor idade, bem como lutar pela nossa fauna e flora do estado, além da economia e o turismo do nosso lindo Amazonas.
RT1 – Há novos projetos de lei ou revisões de legislações existentes que pretende apresentar? Se sim, poderia detalhá-los?
JD – Desde que entrei na Aleam, sou a parlamentar mais produtiva em questão de projetos de lei e nem sempre conseguimos aprovar uma propositura no mesmo ano que foi apresentada. Exemplo é o PL 1003/2024, que propõe a criação de um sistema estadual de multas por maus-tratos a animais, carimbando o CPF do “tutor”, para garantir a efetividade das penalidades aplicadas nesses casos.
Todos os dias recebemos diversos casos e com essa lei é possível monitorar e cobrar as penalidades com mais eficiência, dificultando a impunidade. E em 2025 vamos intensificar os projetos de lei, bem como as revisões das legislações que já existem independentemente de causa.
Também sou autora do PL 821/2024, que planeja instituir, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do Estado do Amazonas, a obrigatoriedade do Programa de Educação Ambiental – PROAMB para fortalecer a responsabilidade ambiental entre crianças, adolescentes e seus familiares, conscientizar sobre os crimes ambientais, promovendo o desenvolvimento de valores de cidadania e respeito ao meio ambiente.
RT1 – Quais ações você planeja para melhorar a qualidade de vida no Amazonas, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança?
JD – Vou continuar fiscalizando as ações já realizadas, como o Governo Presente, conversando com o Governo do Estado, buscando o melhoramento, por meio do diálogo, para o povo do Amazonas. Tento o máximo ficar à disposição da população para ouvir as demandas, os requerimentos, as ideias de PLs, deixando meu gabinete de portas abertas para todos.
RT1 – Há planos para impulsionar políticas públicas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente em 2025?
JD – Sim, como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Aleam, temos trabalhado questões necessárias para a proteção da nossa flora, fauna, dos nossos rios e a sustentabilidade, como um todo, do nosso estado. Vimos o Amazonas passar por uma estiagem severa no ano passado e isso é um alerta para todos nós, pois a crise climática existe e precisa ser debatida nas escolas, no ambiente de trabalho, dentro da Casa Legislativa, na capital e no interior do Amazonas.
Ano passado, tivemos diversas ações e uma delas foi na semana do meio ambiente, em junho, onde realizamos diversas ações, incluindo palestras em escolas, visitação ao Museu da Amazônia com alunos da rede pública e exposições sobre coleta seletiva, proteção e preservação do meio ambiente.
RT1 – Como você pretende colaborar com o governo estadual e outros parlamentares para estimular o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Amazonas?
JD – Quando se trata da economia do nosso Estado, tento participar o máximo, como parlamentar eleita pela população, mas, acima de tudo, como uma mulher que está há mais de 20 anos vivenciando o mundo do trabalho e, agora, vivendo no parlamento para ajudar no desenvolvimento econômico do Amazonas.
Defendo e defenderei o nosso modelo econômico, a Zona Franca de Manaus, que sempre enfrentou uma luta com ataques de forma afrontosa, com ataques para derrubar os incentivos de um modelo economicamente sustentável. Sempre me posiciono quando há, de forma agressiva e pejorativa, discursos negativos em relação ao nosso Polo Industrial.
Além disso, eu sou uma deputada que defende e apoia o empreendedorismo, principalmente das nossas mulheres, da mulher mãe, muitas vezes solteira, que precisa criar seus filhos através do sustento empreendedor.
Fonte: RealTime1
Curta nossa Página no Facebook