Portal NDC
Amazonas

Se descida do rio Negro continuar no mesmo ritmo, em 9 dias vazante bate recorde de 2023

Nova seca histórica poderá ser registrada em nove dias em Manaus (Foto: Reprodução)

Curta nossa Página no Facebook

Com descida acelerada, em média 25cm por dia, cota do rio Negro em Manaus poderá bater novo recorde histórico em 19 de setembro.

O mês mal começou e nos primeiros dez dias, o rio que banha a capital secou 2,55m. A cota desta terça-feira (10) é de 17,47m em relação ao nível do mar, de acordo com a régua do Porto de Manaus.

Seguindo esse ritmo acelerado e a matemática da realidade diária da vazante, em nove dias o rio deverá secar 4,79 cm e atingir a cota de 12,69 cm, nível que supera a estiagem mais severa da história registrada em Manaus em 26 de outubro de 2023, quando o rio Negro atingiu 12,70 cm.

Vazante continua até outubro

É importante lembrar que se atingir uma seca recorde em 19 de setembro, a vazante não deve encerrar em meados dessa data.

A meteorologia prevê que é no mês de outubro o período de transição do ‘menos chuvo para o mais chuvoso’ na Região Amazônica.

Seca no interior do Amazonas

O Governo do Amazonas declarou situação de emergência para os 62 municípios amazonenses por conta dos efeitos da estiagem. No dia 5 de julho, o governador Wilson Lima já havia assinado o decreto de situação de emergência para 20 cidades e, no dia 28 de agosto, ampliou para mais 42.

Assistência aos ribeirinhos

No âmbito da assistência humanitária, 938,7 toneladas de alimentos foram distribuídas pelo Governo do Estado para as regiões mais afetadas.

O governo também já instalou 25 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.

Foram enviadas 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas dos rios Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões.

Uma usina de oxigênio foi instalada no município de Envira; cerca de 200 volumes de medicamentos e insumos foram enviados para o município de Fonte Boa; 15 cilindros de oxigênio foram enviados para o hospital de Canutama; e 12 cilindros para o hospital de Eirunepé; assim como 10 cilindros de oxigênio para o hospital de Ipixuna; e 1 mil doses de vacinas contra Influenza e 4 mil doses dos tipos ACWY, Tríplice Viral, Covid-19, Hepatite B, Difteria e tétano (dt), HPV, Hepatite A, contra raiva humana. Também foram enviadas 6 unidades de derivados de sangue, o Concentrado de Hemácias (CH), para o hospital de Ipixuna.

 

 

Fonte: RealTime1

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais