Portal NDC
Amazonas

Ianomâmis: PF prende financiadores de garimpeiros na terra indígena

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Curta nossa Página no Facebook

A Polícia Federal realiza a Operação Taurus Aureus para desarticular o garimpo ilegal.

Nesta terça-feira (3/9), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Taurus Aureus, com o objetivo de combater a logística e o financiamento das organizações que favorecem o garimpo ilegal na Terra Indígena Ianomâmi. A ação resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, além de 5 mandados de prisão preventiva nos estados de Roraima e Rondônia.

A operação está diretamente ligada à Operação Libertação, iniciada em fevereiro de 2023, e faz parte de ações permanentes para expulsar garimpeiros invasores do território Ianomâmis.


Entre as medidas adotadas, a apreensão e o bloqueio de bens, incluindo veículos e uma fazenda, visam reparar os danos ambientais causados pelo garimpo ilegal e enfraquecer financeiramente as organizações criminosas envolvidas.

A situação na Terra Indígena Ianomâmi

A Terra Indígena Ianomâmi, localizada nos estados do Amazonas e de Roraima, enfrenta uma emergência de saúde desde janeiro de 2023.

O governo federal tem implementado diversas ações para apoiar os cerca de 31 mil indígenas que vivem em 370 comunidades espalhadas pelos quase 10 milhões de hectares do território.

Entre as ações, destacam-se o envio de profissionais de saúde e cestas básicas, além do reforço na segurança para conter a atuação de garimpeiros.

O Ministério da Saúde informou que, desde o início das operações, sete polos de saúde foram reabertos, totalizando 37 unidades de saúde em funcionamento, com 1.497 profissionais atuando na região.

Leia mais no g1

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais