Curta nossa Página no Facebook
Pesquisa do Instituto DataSenado divulgada esta semana mostra o temor que as fake news causa nas eleições e na política em geral entre os brasileiros. Segundo o resultado da sondagem, 72% afirmaram ter tido contato com informações que desconfiam serem falsas nos últimos seis meses.
Para 81% dos ouvidos, essas notícias falsas podem afetar significativamente o resultado eleitoral, enquanto 31% acreditam que o principal motivo de compartilhar uma notícia falsa é querer mudar a opinião das pessoas. Outros 30% alegam que a razão é não saber que a notícia é falsa.
“A população brasileira é majoritariamente usuária das redes socais; 93% da população utiliza alguma rede social, inclusive de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram”, disse o coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda.
Ele reforça que os resultados desta pesquisa respaldam a Justiça Eleitoral nas regulamentações que possam evitar vantagens indevidas.
Democracia
A pesquisa também revelou que para dois terços dos entrevistados, a democracia é sempre a melhor forma de governo, principalmente entre os brasileiros que conseguem identificar notícias falsas e quem possui o maior nível de escolaridade.
Para mais de 80% dos entrevistados, a responsabilidade de conter a disseminação das fake news é das plataformas de redes sociais.
O Instituto DataSenado realiza pesquisa nacional sobre o panorama político desde 2008. Na edição de 2024, foram entrevistados 21.808 brasileiros de todas as regiões do país.
Com informações da Agência Senado
Curta nossa Página no Facebook