Curta nossa Página no Facebook
Nas eleições de 2024, o Amazonas tem oito candidatos indígenas para o cargo de prefeito, mantendo o mesmo número registrado em 2020.
Cinco desses candidatos estão concentrados em São Gabriel da Cachoeira, cidade conhecida por sua grande população indígena.
Israel Tuyuka (PDT) da etnia Tuyúca, Egmar Curubinha (PT) da etnia Tariana, Hernane Cachorrão (PSB) da etnia Tukano, e Marivelton Baré (Rede) junto com Pedro Paulo (Avante), ambos da etnia Baré, estão na disputa pela prefeitura do município.
Representando a etnia Kambéba, Dr. Gil Saraiva (PP) é candidato a prefeito de Amaturá.
As mulheres indígenas também estão na disputa de prefeituras. Maria Bonita (PSDB), da etnia Tikúna, quer ser prefeita em Tabatinga. Já em Uarini, Cleibe Juvinape, conhecida como “Delegada Ju” (PDT), da etnia Kokama, busca conquistar a prefeitura.
Enquanto a representatividade indígena se mantém estável, a participação de candidatos pretos sofreu uma queda de 42,8% em comparação com a última eleição municipal.
Em 2020, foram sete candidatos pretos concorrendo a prefeituras no Amazonas; em 2024, esse número caiu para quatro. São eles:
- Gilberto Vasconcelos (PSTU) disputa a prefeitura de Manaus;
- Deizimar Freitas (PSD) concorre em Atalaia do Norte;
- Dr. Lázaro (Republicanos) é candidato em Fonte Boa;
- Mardson Gomes, o “Mardão” (PP), disputa em Guajará.
Os dados foram extraídos da plataforma DivulgaCand, que é responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas eleitorais em todo o Brasil.
Fonte: RealTime1
Curta nossa Página no Facebook