Portal NDC
Educação

Prefeitura inicia ‘Defesa Civil na Escola’ para redução de riscos de desastres naturais

Fotos: Altemar Alcântara / Semseg

Curta nossa Página no Facebook

Como parte das ações da Semana Internacional para a Redução do Risco de Desastres Naturais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, nesta quarta-feira (4), às atividades do projeto “Defesa Civil na Escola”.

A iniciativa tem o objetivo de levar, por meio de palestras e noções técnicas, informações básicas a estudantes sobre primeiros socorros, meio ambiente e procedimentos da Defesa Civil. A ação contemplou, neste primeiro dia, 23 alunos da escola municipal Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, na comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste da cidade.

Sob a coordenação da ouvidora-geral e do assessor institucional da Semseg, Thaís Rodrigues e Ariomar Nobre, o encontro contou com explanação sobre o papel da Defesa Civil e orientações sobre serviços desenvolvidos pela pasta. Parceiros do projeto, agentes do grupo Suçuarana, entidade civil especializada em treinar e aprimorar técnicas para buscas e salvamento em qualquer tipo de ambiente, também participaram da atividade.

“Nossa ideia é transformar esses alunos em agentes multiplicadores de informações, dentro da localidade onde moram. Primeiramente, tratamos a Defesa Civil no país, no estado e no município, com suas respectivas atribuições, para que eles pudessem entender como funciona o atendimento local às ocorrências feitas ao 199”, explicou Ariomar.


Os estudantes receberam instruções sobre como contribuir para a preservação do meio ambiente, abordando maneiras do consumo consciente de energia e água, descarte adequado de lixo, passando por outros temas, como prevenção a acidentes domésticos e noções básicas de primeiros socorros.

O projeto “Defesa Civil na Escola” é uma iniciativa da Semseg e conta com parceiros, como o grupo Suçuarana e as secretarias municipais de Educação (Semed); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc; de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Programação

O projeto “Defesa Civil na Escola”, neste primeiro momento, irá contemplar escolas da rede pública de ensino situadas na zona Leste da cidade. Na quinta-feira (5), será levado à escola municipal Francisco Nunes, na comunidade Bela Vista, bairro Puraquequara. Já na sexta-feira (6), será apresentado a estudantes da escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, no bairro Armando Mendes.

Os trabalhos serão retomados na terça-feira (10), na escola municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, no bairro Zumbi dos Palmares. As últimas palestras irão acontecer na quarta-feira (11), na escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Colônia Antônio Aleixo, antecedendo o Dia Internacional para Redução de Desastres, celebrado no dia 13 de outubro.

 

 

 

 

 

Com informações da assessoria

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais