Portal NDC
Esporte

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla finaliza na próxima semana

Foto: Salomão Jr/ Semed

Curta nossa Página no Facebook

O “Futebol dos Sonhos” e o “Festival de Lutas”, foram realizadas nesta quinta-feira (24) na quadra da escola municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. As ações fazem parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que finaliza na segunda-feira (28), com a realização de várias atividades alusivas à temática.

A iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é reunir pais e alunos para reforçar a importância da inclusão social. Além disso, as unidades de ensino, em toda a rede, realizaram ações recreativas, como passeios, cinemas, festival de sorvete, gincanas, show de talentos, entre outras atividades.

Com o tema “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, a semana iniciou na segunda-feira (21), para promover a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade, incentivando a igualdade de oportunidades, o respeito e a valorização das diferenças.

Para o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, o projeto apresentado na quadra da escola tem uma relevância muito grande, pois contribui para o desenvolvimento dos alunos.

De acordo com o coordenador do ensino fundamental dos anos iniciais da Semed e do projeto “Aprender lutando”, Alexandre Romano,” essa atividade é fundamental para os alunos dessa modalidade de ensino, tanto no ambiente escolar quanto em casa.

“Esse projeto está dentro de um guarda-chuva do “Aprender lutando”, e tem várias ações, como jiu-jítsu, futebol dos sonhos, canoagem, em que as crianças com paralisia cerebral, entre outras, participam. Hoje, no caso, estamos fazendo o futebol dos sonhos, que é uma metodologia de Manaus, onde a gente usa o avatar. Nós estamos com jogadores do Nacional para conduzir as cadeiras das crianças, porque elas podem estar nas cadeiras, mas a imaginação delas não está, pois estão presentes mentalmente, cognitivamente e afetivamente no jogo”, disse.

Projeto

O Futebol dos Sonhos é uma iniciativa integrante do projeto “Aprender Lutando”. O objetivo principal é proporcionar às crianças e jovens com paralisia cerebral e autismo um espaço inovador para vivenciar experiências psicomotoras. O projeto utiliza a técnica do “Avatar”, que envolve um diálogo tônico e afetivo, bem como o jogo simbólico. Mesmo que as crianças estejam fisicamente limitadas nas cadeiras de rodas, as mentes têm uma capacidade ilimitada de imaginação e cognição.

 

Com informações da Assessoria

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais