Portal NDC
Internacional

Mudança do símbolo soviético causa desconforto na Rússia

Foto: O Brasão de armas da Ucrânia montado no escudo do monumento da Mãe Pátria em vez de um soviético, no Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial em Kiev, Ucrânia, 6 de agosto de 2023. / Maxym Marusenko/NurPhoto via Getty Images

Curta nossa Página no Facebook

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou a substituição do símbolo da “pátria” em uma famosa estátua da era soviética em Kiev.

No domingo (6), o governo ucraniano substituiu o símbolo soviético do martelo e da foice por um tridente, o brasão ucraniano, no escudo do monumento que domina o horizonte da capital, a Mãe Pátria.

“Acreditamos que esta mudança será o início de uma nova etapa no renascimento de nossa cultura e identidade, a rejeição final dos símbolos e narrativas soviéticas e russas”, disse o Ministério da Cultura ucraniano.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu no Telegram, “em Kiev, um tridente foi instalado no monumento ‘Mãe Pátria’. Esta é toda a essência do regime de Kiev. Mãe não pode ser renomeada. Ela é uma. E a única coisa que você pode fazer com isso é amar. E eles não sabem como.”

A estátua mede 102 metros de altura que se eleva sobre a área circundante, é feita de aço. Sua construção começou em 1979. Representava uma mulher segurando uma espada e um escudo estampado com o símbolo soviético do martelo e da foice.

Fonte: CNN Brasil

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais