Curta nossa Página no Facebook
Bom Jardim da Serra registrou a primeira neve do ano na noite de quarta-feira (19). Conforme a Epagri/Ciram, que é órgão que monitora as condições do tempo, o fenômeno foi registrado por volta das 21h no município que fica na região da Serra.
Na noite de quarta, o órgão havia informado sobre o registro da primeira chuva congelada e chuva congelante no Estado. Nesta manhã, após uma análise, o órgão também confirmou sobre a queda da neve de fraca intensidade na região (entenda os fenômenos abaixo).
Segundo a Epagri/Ciram, foi a quinta vez que nevou em Santa Catarina no mês de abril desde 1999, ano em que o órgão passou catalogar dados de neve no Estado.
Fenômeno de chuva congelada confirmado pela Epagri/Ciram — Foto: SÉRGIO FELIPE/Arquivo Pessoal
Veja as diferenças dos dois fenômenos:
- Neve: A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. Estes flocos chegam ao solo no mesmo estado. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.
- Chuva congelada: ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.
- Chuva congelante: evento mais raro em nosso país. Segundo Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.
Orientações
A Defesa Civil divulgou orientações para evitar maiores problemas com as mudanças do tempo. Confira abaixo.
Frio
- tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua
- abrigue animais domésticos nas noites mais frias
- beba bastante água e se agasalhe bem
- evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas
Ventos fortes
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Foto: Tainara Paim/ Arquivo Pesssoal
*G1
Curta nossa Página no Facebook