Portal NDC
AmazonasCulturaFestival de ParintinsShow

David Assayag comemora 54 anos; cantor prepara documentário sobre carreira

Curta nossa Página no Facebook

O levantador de toadas David Assayag comemora 54 anos hoje (16). ‘A Voz da Amazônia’ revelou que um documentário sobre os 40 anos de carreira na música será lançado ainda este ano. “Já está tudo se encaminhando. Resgatamos alguns vídeos do meu início e estamos em busca de parceiros para andar com o projeto. Tudo é muito caro (risos)”, declarou David.

Pela data, David tem recebido mensagens de carinho de familiares, admiradores e amigos. “Eu tenho recebido parabenização de muita gente. Essa idade é bem tranquila. Com quase 40 anos de carreira eu já alcancei todos os objetivos na música. Consegui contribuir com o festival de Parintins, levando a toada para fora do Estado. Estou muito feliz”, relembra o levantador.

Sobre os momentos que estão marcados, David lembra duas passagens com muito carinho. “Foi quando eu ganhei a Comenda Federal de Mérito Cultural das mãos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1997 como o ‘cantor mais popular da região norte’. E a medalha Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas”, disse. Essa honra é a mais alta comenda da Aleam sendo concedida a personalidades de destaque por méritos na cultura. 

(David Assayag recebe a Comenda Federal das mãos do ex-residente Fernando Henrique Cardoso Foto: Reprodução/Instagram)

(David Assayag recebe a Comenda Federal das mãos do ex-residente Fernando Henrique Cardoso Foto: Reprodução/Instagram)

 Na música nacional, David Assayag tem a histórica parceria com a cantora Fafá de Belém na toada Vermelho, do compositor Chico da Silva, gravada em 1996 e um dos hinos do boi vermelho e branco. E também participação no DVD de 15 anos da extinta Banda Calypso, na música “Chama Guerreira” lançado em 2015. “Foi uma parceria importante para alavancar ‘Vermelho’ a partir daqui começamos a ganhar mais visibilidade e eu também em consequência”, declarou o levantador de toadas.

Planos

Antes de lançar o documentário, David prepara um show onde cantará toadas de Garantido e Caprichoso defendidas por ele na arena do Bumbódromo de Parintins (município distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus) executadas enquanto item 11 Toada Letra e Música, marcado para o dia 17 de fevereiro, no Teatro Amazonas, situado no Largo de São Sebastião, zona centro-sul da cidade. “Depois do Carnaval eu também estarei lançando um novo projeto voltado para o Boi-bumbá”, adiantou Assayag.

Com uma carreira consolidada como levantador de toadas, David possui fãs tanto no Garantido quanto no Caprichoso. A carreira começou em 1988 em um grupo chamado Sangue Azul, a convite do compositor José Carlos Portilho. David lembra que a primeira toada que gravou foi “Sereia” do compositor Raimundinho Dutra, para o LP de 1989 do boi azul. Ele também revela que já recebeu convites para uma biografia. “Eu recebi a proposta de um escritor para escrever as minhas memórias. E vai sair, sim, com toda certeza, tenho muita história para contar”, finalizou.

*Acritica.com

Curta nossa Página no Facebook

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais