Curta nossa Página no Facebook
Em Manaus, o Rio Negro segue subindo há duas semanas. Segundo a métrica do Porto da capital, o nível do rio está em 17,65 m nesta sexta-feira (11).
Desde julho, o Rio vem secando. No dia 28 de outubro, quando a métrica do Porto registrou o último registro de vazante, as águas estavam em 16,20 m.
No entanto, a situação começou a mudar nas últimas semanas. Somente nos 11 primeiros dias de novembro, o rio já encheu 1,35 m. Se as águas mantiverem o ritmo de subida, há uma probabilidade da cheia do próximo ano ser uma das maiores da história.
Neste ano, o nível do Rio Negro alcançou 29,70 metros. Trata-se da quarta maior cheia desde o início dos registros do Porto, em 1902.
O movimento acelerado de subida dos rios também é visto em municípios como Coari e Itacoatiara, no interior do estado.
Segundo a Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa Manaus), em Coari, o Rio Solimões está em quase 9 m. Já em Itacoatiara, a média do Rio Amazonas é de 4, 28 m.
A única cidade monitorada pelo Proa que apresenta um ritmo de descida das águas é Tabatinga. No dia 5 de novembro, as águas do Rio Solimões estavam em 5,17 m. Já nessa quinta-feira (11), a média era de 4,64 m.
Foto: g1 AM
*g1 AM
Curta nossa Página no Facebook